Aterramento do neutro no padrão

  • 6

Aterramento do neutro no padrão

Algumas concessionárias de energia elétrica adotam o aterramento do neutro no padrão de medição a fim de que correntes elétricas que retornam pelo neutro, devido a desbalanceamento de cargas, fluam pelo aterramento e não retornem para a rede de energia elétrica da concessionária.

padrao-de-entrada-monofasico-03-a_grande

Aterramento do neutro no padrão

As correntes elétricas que retornam pelo neutro comprometem o balanceamento de cargas do Sistema Elétrico de Potência – SEP, ocasionando sérios problemas tanto na Distribuição quanto na Transmissão de energia elétrica.

dr-05

Balanceamento de Cargas

Saiba mais a respeito de aterramento do neutro no padrão.

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344


About Author

Adolpho Eletricista

Proprietário da Empresa Adolpho Eletricista. Técnico Eletrotécnico e Eletrônico habilitado. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 40 anos de experiência. Atuação na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes.

6 Comments

Marcio

23 de janeiro de 2017 at 1:15 am

Ola boa noite eu sou eletricista e gostaria da sua opiniao,na minha residencia eu instalei lampada de led pois passa poucas semanas elas param de funcionar e fica pinscando vc pode me dar sua opinião obrido pela atencão

    Adolpho Eletricista

    23 de janeiro de 2017 at 1:56 am

    Bem vindo ao blog Adolpho Eletricista! As lampadas de led geralmente piscam por ter a fase ligada na lampada e o neutro no interruptor. Caso a alimentação seja 220V (fase/fase), há a necessidade de utilizar interruptor bipolar a fim de suprimir a fase da lampada e colocá-la no interruptor. Se o neutro estiver na lampada é sinal de que está havendo indução eletromagnética no condutor de retorno e precisa ser eliminado. Procure fazer instalação elétrica independente para alimentação de iluminação.

João Marques

16 de julho de 2017 at 1:05 am

Esse aterramento deve se feito no lado da linha ou carga?

    Adolpho Eletricista

    16 de julho de 2017 at 10:48 pm

    Olá, João Marques! Não existe lado de linha ou carga para neutro, uma vez que ele não passa pelo medidor nem por proteção. Em alguns casos, é feito uma derivação do condutor neutro apenas para alimentar as bobinas de potencial para efeito de medição, de acordo com o fabricante do medidor. Isso só acontece em medidores trifásicos. Adolpho Eletricista.

Valderique dias

25 de abril de 2018 at 2:51 pm

Olá me tira uma dúvida por favor sempre vejo o terra junto com o fio neutro azul isso é correto
Atenciosamente
Valderique

    Adolpho Eletricista

    25 de abril de 2018 at 10:01 pm

    Bem vindo! O neutro (azul) deve ser aterrado (condutor verde) no padrão de entrada consumidora de acordo com a norma de cada Concessionária. Em algumas Concessionárias não existe essa obrigatoriedade. No quadro de distribuição neutro e terra devem ser separados, um barramento para cada.
    Adolpho Eletricista

Leave a Reply

Artigos

 

  • 1Visitantes online:
  • 32Visitas hoje:
  • 148Visitas ontem:
  • 4079Visitas no mês:
  • 275253Total de visitas:

Significado das Siglas

Desenvolvido por : TyttoSoft (11) 9466-02599