Estação Transformadora de Distribuição – Subestação

  • 0

Estação Transformadora de Distribuição – Subestação

Estação Transformadora de Distribuição (ETD) ou Subestação de Energia (SE) são conjuntos de equipamentos de proteção e manobra e transformadores utilizados para elevar ou rebaixar a tensão de geração ou transmissão de energia elétrica.

Estação Transformadora de Distribuição ou Subestação

Possibilitam a elevação ou rebaixamento da tensão através desses transformadores, e possuem equipamentos de proteção e manobra capazes de detectar os diferentes tipos de falhas que ocorrem no Sistema Elétrico de Potência – SEP e de isolar os trechos onde estas falhas ocorrem. Esses equipamentos são os Disjuntores, Religadoras Automáticas, Seccionalizadoras Automáticas e Fusíveis.

ETT, Transmissão, ETD

As subestações são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar aos grandes centros consumidores, a eletricidade percorre o sistema de transmissão que começa nas usinas geradoras de energia elétrica e passa pelas subestações, onde será rebaixada para valores de distribuição nas classes de 5 kv, 15 kv, 25 kv ou 35 kv, de acordo com a conveniência técnica de cada Estação Transformadora de Distribuição -ETD.

Quando elevam a tensão elétrica, nas usinas geradoras, em uma Subestação denominada ETT – Estação Transformadora de Transmissão, pois os geradores fornecem em baixa tensão e devem ser elevadas para serem transmitidas. A elevação da tensão de transmissão tem por objetivo minimizar as perdas e otimizar a transmissão de energia elétrica. Este processo evita a perda excessiva de energia elétrica ao longo do percurso.

Em alguns circuítos primários ou mesmo nas Subestações é necessário a instalação de Reguladores de Tensão, a fim de manter a tensão primária de Distribuição nos parâmetros ideais.

ET – Estação Transformadora Sistema Estrela

Ao chegar próximo aos centros consumidores, a tensão passa por uma Estação Transformadora de Distribuição – ETD ou Subestação, a fim da tensão de transmissão ser rebaixada a valores de distribuição de 3,8 kv, 13,8 kv, 24,5 kv, 34,5 kv ou de acordo com a conveniência técnica do projeto elétrico.

Para se tornar adequada para o consumo residencial, comercial e predial, a energia passa por uma ET – Estação Transformadora, que são transformadores de menor potência, instalados nos postes das ruas ou redes subterrâneas. Eles reduzem a tensão conforme pode ser verificado nos artigos sobre Sistema Delta e Sistema Estrela de distribuição, de minha autoria.

O fornecimento de energia é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações, linhas de transmissão e usinas, que constituem o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Estação Transformadora de Transmissão – ETT

Converte a tensão de geração para uma tensão maior – Tensão de Transmissão e se localiza próximo aos centros de geração.

Estação Transformadora de Distribuição – ETD ou Subestação – SE

A subestação transformadora abaixadora converte a tensão de transmissão para uma tensão menor e se localiza próximo aos grandes centros consumidores ou de fornecimento às indústrias.

Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento

É responsável por interligar circuitos de fornecimento de energia elétrica sob o mesmo nível de tensão tornando possível sua multiplicação, além de possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo manobras de circuitos.

Subestação Interna ou Abrigada

Subestação Abrigada

Onde os equipamentos são instalados protegidos do tempo, podendo ser uma edificação ou câmara subterrânea. Podem consistir de cubículos metálicos, além de subestações isoladas a gás SF6 (hexafluoreto de enxofre).

Subestação Externa ou Ao Tempo

Subestação ao Tempo

Os equipamentos são instalados ao tempo e, portanto, ficam expostos às condições climáticas que causam seus desgastes e dos seus componentes, exigindo manutenções preventivas periódicas para não comprometer as suas eficiências.

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344


About Author

Adolpho Eletricista

Proprietário da Empresa Adolpho Eletricista. Técnico Eletrotécnico e Eletrônico habilitado. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 38 anos de experiência. Atuação na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes.

Leave a Reply

Artigos

 

  • 1Visitantes online:
  • 26Visitas hoje:
  • 106Visitas ontem:
  • 2609Visitas no mês:
  • 237955Total de visitas:

Significado das Siglas

Desenvolvido por : TyttoSoft (11) 9466-02599