Saiba Se o Condutor Neutro Conduz Corrente Elétrica

  • 0

Saiba Se o Condutor Neutro Conduz Corrente Elétrica

Uma discussão frequente nas redes sociais, blogs de elétrica e entre profissionais de elétrica, principalmente os iniciantes, é se o condutor neutro conduz corrente elétrica ou não.

No padrão de entrada consumidora, bem como em toda a sua extensão, o condutor neutro é aterrado em diversos pontos para manter o equilíbrio do sistema de neutro o mais próximo possível de zero.

O condutor neutro, por sua natureza, é gerado no centro das bobinas dos transformadores de distribuição das concessionárias de energia elétrica, e por esse motivo é considerado no SEP – Sistema Elétrico de Potência como uma fase cuja tensão nominal é zero volts .

Relembrando, SEP – Sistema Elétrico de Potência é o conjunto de todos os equipamentos e materiais necessários para a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até o consumidor final, inclusive.

As geradoras de energia elétrica produzem tensão elétrica, que é elevada a valores de transmissão e transmitidas até as subestações de distribuição, onde são rebaixadas a níveis de tensão de distribuição primária nas classes de tensão de 5, 15, 25 e 35 kV e depois rebaixadas por estações transformadoras a níveis de tensão de distribuição secundária, no Sistema Delta em tensão de 115/230 V – tensão nominal e no Sistema Estrela em tensão de 127/220 V ou 220/380 V – tensões nominais, conforme a região do país. Essa tensão elétrica será entregue no padrão de entrada do consumidor final.

No padrão de entrada do cliente deve ser construído um aterramento com haste de ferro cobreado de 2.8 metros onde deverá ser conectado o condutor de aterramento e conectar no parafuso de aterramento da caixa de medição a fim de evitar que profissionais da concessionária sofram acidentes e evitar também que o próprio cliente sofra choque elétrico. O condutor neutro deverá ser interligado ao aterramento de acordo com o padrão de cada concessionária.

Se a corrente elétrica retornasse ao SEP pelo neutro poderíamos aterrá-lo? Evidente que não!

No padrão de entrada, deverá ser instalado proteção por disjuntor ou fusíveis, de acordo com a carga instalada, nos condutores fase e o condutor neutro não pode ser interrompido em hipótese nenhuma.

Muito bem! A concessionária fornece tensão aos clientes, e estes ao acionarem seus equipamentos elétricos geram corrente elétrica que voltará para o SEP – Sistema Elétrico de Potência pela mesma fase que alimenta o equipamento elétrico, nunca pelo condutor neutro. Lembremos que os condutores que estão protegidos por disjuntores ou fusíveis são as fases, pois é por elas que a corrente elétrica retornará ao SEP. Caso houver corrente de sobrecarga em uma das fases ou mesmo corrente de curto circuíto, a proteção relativa a essa fase irá acionar e desligar a alimentação de tensão do circuíto, pois a corrente está sendo conduzida pelo condutor fase.

Geralmente os chuveiros são ligados em tensão de fase fase (220 V), ou seja, não existe condutor neutro no chuveiro, e o único caminho para a corrente elétrica migrar para o SEP é pelos condutores fase.

Por que é colocada proteção contra sobrecorrente ou corrente de curto nas fases se a corrente elétrica fosse migrar para o SEP pelo condutor neutro? Não tem lógica!

Todo equipamento trifásico trabalha apenas com as três fases R,S,T. De que forma a corrente elétrica irá circular pelo condutor neutro se não existe condutor neutro em equipamentos trifásicos? Absurdo! Com certeza a corrente migra para o SEP pelas respectivas fases R,S,T. Caso contrário não seriam necessário nas indústrias disjuntores ou chaves NH para altas correntes (250, 400 ou 600 A) para proteger os circuítos e condutores fase.

Um disjuntor de cabine primária classe 1000 A protege apenas as fases, pois é por elas que migram as correntes elétricas para o SEP, tendo em vista que o condutor neutro é aterrado. Sem contar que se utilizarmos três condutores fase de 240 mm² e neutro de 240 mm², é inconcebível a ideia de retornar a corrente elétrica por apenas um condutor de 240 mm² (neutro) quando temos três condutores fase de 240 mm² para balancear as correntes e equilibrar o sistema elétrico da edificação.

Estudamos em Física que tensão e corrente elétrica têm sentidos opostos e no mesmo condutor (fase), o que gera campo eletromagnético com sentido definido pela regra da mão direita.

Tensão e corrente têm sentidos opostos pois a tensão é obtida na Geração, Transmitida e Distribuída até os consumidores, já a corrente elétrica é obtida quando ligamos um equipamento alimentado por tensão elétrica, e seu sentido será do consumidor para a geração, oposto ao da tensão elétrica e pelo mesmo condutor (fase).

Conclusão: No SEP – Sistema Elétrico de Potência a concessionária fornece tensão para os consumidores pelas fases e as correntes elétricas geradas pelos equipamentos elétricos ligados pelo consumidor retorna para o SEP pela mesma fase que alimenta o referido equipamento.

Nota: Poderemos ter corrente de neutro quando houver desbalanceamento de cargas no sistema elétrico da edificação ou ainda quando houver corrente de fuga, porém esses valores de corrente de neutro são muito baixos em relação às correntes de fase, e serão dissipadas através do aterramento de neutro do padrão e dos aterramentos de neutro do SEP.

 

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344

 


About Author

Adolpho Eletricista

Técnico Eletrotécnico e Eletrônico com registro no CREA. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 38 anos de experiência. Atuo na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes.

Leave a Reply

Artigos

 

  • 1Visitantes online:
  • 188Visitas hoje:
  • 660Visitas ontem:
  • 4912Visitas no mês:
  • 211258Total de visitas:

Significado das Siglas

Desenvolvido por : TyttoSoft (11) 9466-02599