Segunda Profissão

  • 2

Segunda Profissão

CAM01268

Segunda Profissão

Devemos sempre ter uma segunda profissão ou ainda uma terceira opção de trabalho, pois quando os serviços da profissão principal que exercemos fraquejar, teremos aonde nos apegar.

Minha ocupação principal é eletricista, porém sou qualificado e capacitado em pintura, hidráulica e pequenos reparos de alvenaria.

Atuo também como Técnico Eletrotécnico, Técnico em Eletrônica, Professor de Exatas e Instrutor de Treinamentos Profissionalizantes.

 

Instrutor de Treinamento

Quando uma área está em baixa, uma outra está em alta, quando não atuo em mais de uma área simultaneamente.

O eletricista precisa cortar paredes para embutir conduítes e caixas de passagem ou quadros de distribuição, e consertá-las após a execução dos serviços, ou mesmo instalar ou substituir padrões de medição em alvenaria.

Sabendo executar pequenos reparos não dependerá de um pedreiro para os serviços de alvenaria e, logicamente, terá um lucro maior.

Na minha fanpage Adolpho Eletricista, certa vez fui avaliado com nota mínima por um leitor, sob o pretexto de que um profissional que exerce duas funções não é confiável, alegando que ou o profissional faz isso ou faz aquilo; não pode exercer duas funções.

Visão errônea e muito limitada acerca de campo de trabalho.

Uma coisa são os profissionais que fazem de tudo e não tem qualificação e capacitação para nada.

CAM01278

Pintura

Outra coisa, são os profissionais que se qualificam e capacitam em duas ou mais funções e, quando forem exercer qualquer uma das atividades, saber o que está fazendo e fazê-lo com profissionalismo, responsabilidade e qualidade, sem comprometer a classe profissional em que atua e garantindo os serviços executados.

Ao executar manutenção elétrica num imóvel de um cliente comercial, fui indagado se conhecia um encanador para instalar uma pia de cozinha – torneira e esgoto. Emendei um serviço no outro. Logo a seguir perguntou-me sobre pintor.

Resumo: Fechamos contrato de manutenção predial preventiva e corretiva para duas unidades comerciais da rede.

Manutenção Predial Preventiva e Corretiva

Na figura “Pintura” pode-se observar a pintura da parede em branco, drywall em preto e parte da parede em lilás, bem como na primeira figura a pintura de drywall em amarelo.

Um leigo que vê um trabalho final de uma pintura, não tem noção do trabalho que dá para fazê-la.

CAM01270

Preparação para Pintura

Antes de se pintar uma parede ou divisória na cor final, devemos trabalhar a parede/divisória com massa corrida ou gesso, aguardar a secagem e lixar a área, a fim de eliminar imperfeições. Como a parede será colorida, sempre aplicar fundo branco para não dar diferença de cor, entre outros ‘macetes’ da profissão.

As empresas e indústrias interessam-se mais pelos profissionais que exercem mais de uma função – polivalentes – e não somente que exerce a função para a qual foi contratado.

O profissional da atualidade deve ser multifuncional, caso contrário seu campo de trabalho será muito restrito.

Procurem qualificarem e capacitarem-se nas mais diversas funções ligadas à sua profissão que com certeza nunca faltará serviço, principalmente para quem executa o trabalho com seriedade e comprometimento com o cliente.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Profissionais eletricistas, procurem cursar Técnico em Eletrotécnica e adquirir registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a fim de tornarem-se profissionais habilitados, o que proporcionará maior confiabilidade perante os clientes.

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344

 


About Author

Adolpho Eletricista

Proprietário da Empresa Adolpho Eletricista. Técnico Eletrotécnico e Eletrônico habilitado. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 40 anos de experiência. Atuação na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes.

2 Comments

Paulo roberto

28 de maio de 2016 at 10:12 pm

Boa noite,sr.Adolpho. lendo este post,me remete a imaginar que eu mesmo fui o autor,Pois penso,da mesma forma que devemos nos qualificar não só em uma,mas nas diversas áreas que abrange a manutenção predial corretiva e preventiva..(Quando possível). Isso não quer dizer que vou fazer de tudo e garrar todo tipo de trabalho de manutenção,muitas tarefas tenho que buscar um ajudante que entenda do assunto,do contrario terei que estar presente e não me ajudaria em nada. Enfim devemos estar preparado a novas oportunidades do mercado de trabalho pra não fechar no vermelho.. Agradeço a oportunidade e bom FDS.

    Adolpho Moya

    30 de maio de 2016 at 3:58 am

    Muito obrigado pela visita, Paulo Roberto. Passei a agir dessa forma quando assumi a liderança de turmas de manutenção predial a alguns anos. Para liderar, precisamos saber como fazer para não ser ludibriado pelos colaboradores. E foi nesse pensamento que aprendi muito! Quanto mais funções estivermos aptos a exercer, maior será o nosso campo de trabalho. Um forte abraço! Adolpho Eletricista.

Leave a Reply

Artigos

 

  • 3Visitantes online:
  • 170Visitas hoje:
  • 211Visitas ontem:
  • 3992Visitas no mês:
  • 301325Total de visitas:

Significado das Siglas

Desenvolvido por : TyttoSoft (11) 9466-02599