Aterramento do neutro no padrão

Algumas concessionárias de energia elétrica adotam o aterramento do neutro no padrão de medição a fim de que correntes elétricas que retornam pelo neutro, devido a desbalanceamento de cargas, fluam pelo aterramento e não retornem para a rede de energia elétrica da concessionária.

padrao-de-entrada-monofasico-03-a_grande
Aterramento do neutro no padrão

As correntes elétricas que retornam pelo neutro comprometem o balanceamento de cargas do Sistema Elétrico de Potência – SEP, ocasionando sérios problemas tanto na Distribuição quanto na Transmissão de energia elétrica.

dr-05
Balanceamento de Cargas

Saiba mais a respeito de aterramento do neutro no padrão.

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344

About Author:

Proprietário da Empresa Adolpho Eletricista. Técnico Eletrotécnico e Eletrônico habilitado. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 40 anos de experiência. Atuação na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes. Business Owner Adolpho Electrician. Electrotechnical and Electronic Technician enabled. Self-employed residential, building, commercial and industrial electrician with 40 years of experience. Expertise in the Greater ABC and Greater São Paulo region. NR-10 Instructor. Personalized service. Guaranteed good services. Writer of professional technical articles.

6 thoughts on “Aterramento do neutro no padrão

  1. Marcio

    Ola boa noite eu sou eletricista e gostaria da sua opiniao,na minha residencia eu instalei lampada de led pois passa poucas semanas elas param de funcionar e fica pinscando vc pode me dar sua opinião obrido pela atencão

    1. Bem vindo ao blog Adolpho Eletricista! As lampadas de led geralmente piscam por ter a fase ligada na lampada e o neutro no interruptor. Caso a alimentação seja 220V (fase/fase), há a necessidade de utilizar interruptor bipolar a fim de suprimir a fase da lampada e colocá-la no interruptor. Se o neutro estiver na lampada é sinal de que está havendo indução eletromagnética no condutor de retorno e precisa ser eliminado. Procure fazer instalação elétrica independente para alimentação de iluminação.

    1. Olá, João Marques! Não existe lado de linha ou carga para neutro, uma vez que ele não passa pelo medidor nem por proteção. Em alguns casos, é feito uma derivação do condutor neutro apenas para alimentar as bobinas de potencial para efeito de medição, de acordo com o fabricante do medidor. Isso só acontece em medidores trifásicos. Adolpho Eletricista.

    1. Bem vindo! O neutro (azul) deve ser aterrado (condutor verde) no padrão de entrada consumidora de acordo com a norma de cada Concessionária. Em algumas Concessionárias não existe essa obrigatoriedade. No quadro de distribuição neutro e terra devem ser separados, um barramento para cada.
      Adolpho Eletricista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *