Consumo dos aparelhos alimentados em 127 V e 220 V.

Quem define o consumo de energia elétrica é a potência do equipamento, não a tensão em que está ligado.

A fórmula para cálculo de potência elétrica é dada por:

P = E . I

onde: P é Potência, E é a Tensão elétrica de trabalho e I é a Corrente elétrica gerada pelo equipamento.

Um equipamento de 5600 W alimentado em 127 V, gerará corrente elétrica calculada pela fórmula dada:

5600 = 127 . I        I = 44 A

Se for alimentado em 220V, a corrente elétrica será:

5600 = 220 . I       I = 25,5 A

A potência de 5600W corresponde à grande parte dos chuveiros instalados nas unidades consumidoras. 

Podemos observar uma grande variação dos valores de corrente elétrica se ligado em 127V (44 A) ou 220V (25,5 A).

Como quem define a bitola do fio ou cabo e da proteção a ser utilizado é a corrente elétrica, observamos que se alimentarmos o equipamento em 220 V usaremos fios ou cabos de menor bitola e proteção de menor valor de interrupção de corrente elétrica, o que gera uma redução no custo de implantação do sistema elétrico na unidade consumidora, mas nunca gerará redução no consumo de energia elétrica, pois a potência não se altera, e o medidor de watt hora instalado nas unidades consumidoras registram potência consumida por hora (kWh).

p_medidores-de-energia-eletrica-kron-12
Medidor de Watt Hora

 

Como o medidor de watt hora é um wattímetro e registra potência consumida, o consumo a ser registrado neste caso será:

para 127 V:    P = E . I          P = 127 . 44              P = 5600W = 5,6 kw

para 220 V:   P = E . I           P = 220 . 25,5          P = 5600W = 5,6 kw

 

Conclusão

 Em uma hora de equipamento ligado, o medidor irá registrar 5,6 kwh, independentemente da tensão elétrica em que o equipamento for alimentado.

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344

 

About Author:

Proprietário da Empresa Adolpho Eletricista. Técnico Eletrotécnico e Eletrônico habilitado. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 40 anos de experiência. Atuação na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes. Business Owner Adolpho Electrician. Electrotechnical and Electronic Technician enabled. Self-employed residential, building, commercial and industrial electrician with 40 years of experience. Expertise in the Greater ABC and Greater São Paulo region. NR-10 Instructor. Personalized service. Guaranteed good services. Writer of professional technical articles.

19 thoughts on “Consumo dos aparelhos alimentados em 127 V e 220 V.

    1. Uma opção é instalar uma haste de aterramento de 2,80 metros próximo ao quadro de distribuição e criar um aterramento para o chuveiro, que poderá ser utilizado também para tomadas; ou instalar a haste num ponto próximo ao chuveiro e fazer um aterramento individual. Pode-se ainda derivar de um aterramento de uma massa existente.
      Sucesso!
      Adolho Eletricista

  1. Luciano

    Perfeito, só complementaria o seguinte: principalmente em instalações mais antigas (que deveriam até ser refeitas) as perdas de potência por efeito joule nas resistências indesejáveis de suas conexões resultam, na prática, em maior solicitação de potência na opção inverno nos chuveiros 127v pois estes, por trabalharem com maior corrente, têm maiores perdas potências. Por isso recomendo e já comprovei a economia na prática. Apesar dessa teoria estar correta.

  2. Acroslam Malta

    Bom concordo com todas a teorias e práticas, mas na prática não funciona bem assim. Na minha casa era tudo 127 volts. Após reforma principalmente na parte elétrica e mudanças de eletrodomésticos como geladeira, forno elétrico, micro ondas, chuveiro lâmpadas e demais componentes que podem ser ligados em 220volts percebi uma redução em mais de 30% na conta de luz.

    1. Bem vindo ao site Adolpho Eletricista, Acroslam! Somente o fato de reformar a sua instalação elétrica já irá proporcionar uma grande redução de consumo, pois os novos condutores não irão gerar aquecimento de condutor e perdas por efeito Joule, nem corrente de fuga. A substituição dos aparelhos antigos por novos também geram grande economia, principalmente se tiverem o selo do Procel, sem contar que equipamentos elétricos antigos geram maior consumo de energia devido ao desgaste dos componentes internos. Precisa verificar a potência de placa dos aparelhos antigos e comparar com a potência dos novos, pois quem determina o consumo de energia elétrica é a potência dos equipamentos, e não a tensão de alimentação. O medidor de watt hora da concessionária é um wattímetro e registra o consumo através da potência dos equipamentos.
      Adolpho Eletricista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *