GTD – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

  • 0

GTD – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Quando tratamos de GTD – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, nos referimos ao SEP- Sistema Elétrico de Potência, que é definido por “todos os materiais e equipamentos necessários para a Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica até o consumidor final, inclusive”.

A energia elétrica é gerada nas Usinas, podendo ser elas: Hidroelétricas, Termoelétricas, Nuclear, Solar, Eólica, Geotérmica e Maremotriz.

Hidroelétrica

Após a geração, a tensão deve ser elevada a níveis de tensão de transmissão, o que é feito em uma ETT – Estação Transformadora de Transmissão, localizada junto à Usina Geradora. Trata-se de uma Subestação Elevadora de Tensão.

A tensão é elevada a valores de 138 kV, 235 kV, 440 kV, 750 kV na frequência de 60 hertz (CA), e existem algumas redes de transmissão operando em 1 MV em caráter experimental.

Algumas redes de transmissão trabalham em CC até determinado ponto do circuíto, sendo convertida novamente para CA.

Maremotriz

Eólica

Os sistemas de corrente contínua em alta tensão – HVDC  são uma alternativa para a transmissão de grandes blocos de energia (acima de 1500 MW) a longas distâncias (acima de 1000 km).

Na década de 1950, a tensão de transmissão era de 50 kV, depois foi alterada para 69 kV e alguns anos depois para 88 kV. Hoje esses valores de tensão são considerados tensão de subtransmissão.

Após a Transmissão, existe uma ETT – Estação Transformadora de Transmissão abaixadora de tensão, onde a tensão é transformada em valores de subtransmissão para alimentar as ETD’s – Estações Transformadoras de Distribuição e as Subestações de industrias de grande porte.

Trasmissão

O motivo de aumentar o valor da tensão de transmissão com o passar dos anos foi o aumento da demanda de energia elétrica, provocada pelo aumento populacional, crescimento industrial e empresarial e pela gama de aparelhos eletroeletrônicos que surgiram no mercado consumidor, com potências cada vez mais alta.

Como exemplo temos o chuveiro elétrico, que migrou de 3000 W para 4500 W, 5600 W, 6800 W e 7800 W.

Cabo de Alumínio para Transmissão

Quando falamos em aumento de demanda, nos referimos a aumento de corrente elétrica, que provoca sobrecarga no Sistema Elétrico de Potência e Perdas, exigindo o aumento da tensão de trabalho para abaixar a corrente, pois são inversamente proporcionais no SEP.

Outro fator determinante para elevar a tensão de transmissão é que pode-se diminuir a bitola dos condutores elétricos, pois abaixa-se os valores de corrente; não podemos esquecer que o cálculo de queda de tensão também é um fator preponderante para o cálculo da bitola do condutor a ser utilizado.

Ao chegar aos centros urbanos, a energia elétrica deve ser rebaixada a níveis de distribuição para ser entregue aos clientes.

Todo o processo de funcionamento da rede de distribuição é encontrado nos artigos Rede de Distribuição Primária, Estação Transformadora de Distribuição, Rede de Distribuição Subterrânea entre outros neste site.

 

CURTA Adolpho Eletricista

Adolpho Eletricista – Seu Eletricista 24 horas em Santo André!

Eletricista residencial, predial, comercial e industrial.

Atendo região do ABC paulista, Grande São Paulo e Zona Leste do Estado de São Paulo.

11 96898.4344


About Author

Adolpho Eletricista

Técnico Eletrotécnico e Eletrônico com registro no CREA. Eletricista residencial, predial, comercial e industrial autônomo com 38 anos de experiência. Atuo na região do Grande ABC e Grande São Paulo. Instrutor de NR-10. Atendimento Personalizado. Garantia de bons serviços. Redator de artigos técnicos profissionalizantes.

Leave a Reply

Artigos

 

  • 2Visitantes online:
  • 183Visitas hoje:
  • 660Visitas ontem:
  • 4907Visitas no mês:
  • 211253Total de visitas:

Significado das Siglas

Desenvolvido por : TyttoSoft (11) 9466-02599